Alimentação natural ou caseira para cães é uma das melhores formas de manter a saúde do seu amigo em dia. Essa alimentação consiste em oferecer alimentos saudáveis equilibrados, com ingredientes de alta qualidade, selecionados e que supram todas as necessidades do cãozinho.
Diferente do que muitos pensam, não se trata de servir as sobras da alimentação humana, até porque os cães têm necessidades diferentes e não podem consumir certos ingredientes que são tóxicos para eles, como por exemplo condimentos, cebola e alho. Estabelecer uma alimentação saudável fará com que seu animal viva por mais tempo e com mais qualidade de vida!
A ajuda de um medico veterinário especializado em nutrição é importante para a prescrição da dieta!
Como aplicar a alimentação natural ou caseira para cães?
A alimentação natural ou caseira para cães pode ser cozida, crua, com ou sem ossos. De todas essas a mais indicada e segura é a cozida e sem ossos, pois evita contaminantes presentes em alimentos crus e evita acidentes no caso da alimentação com ossos. É importante agendar uma consulta com o veterinário do seu cão para um check-up antes de migrar de uma dieta para outra, para ver se está tudo em ordem. O Médico Veterinário também é a pessoa indicada para avaliar e indicar uma formulação balanceada para cada cão. Sendo o seu amigo um Cavalier King Charles Spaniel ou não todos os cães se beneficiam com um alimento mais natural.
Por que a alimentação natural ou caseira pode ser mais saudável?
Assim como os seres humanos vem buscando por um estilo de vida com mais qualidade, uma alimentação mais balanceada livre de conservantes, corantes e transgênicos, com os animais não é diferente. Quanto mais industrializado um alimento, mais químicos são utilizados em seu preparo e isso pode levar a doenças à longo prazo.
Considerações
Nem sempre temos tempo para seguir uma dieta natural para nosso cão. Na correria do dia a dia as vezes fica complicado cozinhar, por isso mais uma vez lembramos da importância em ler o rótulo e procurar a melhor opção dentro do que esta disponível no mercado. Existem também bons produtos sem conservantes ou corantes.
Lembre-se consulte sempre um Médico Veterinário!